sábado, 17 de julho de 2010

Dinheiro antes do estudo e antes do trabalho, só no dicionário!

No Marketing Multinível, assim como em qualquer atividade remunerada, só recebemos algum dinheiro depois de trabalhar. A diferença no MMN é que não temos um patrão nos dizendo o quanto vale o nosso tempo. Infelizmente, algumas pessoas ainda divulgam suas oportunidades em Multinível como “dinheiro rápido e fácil”. E o pior é que essa armadilha ainda pega muita gente!
Àqueles que desejam ser distribuidores independentes no sistema multinível, podemos dizer que não é fácil ser um empreendedor. No sistema multinível ser um empreendedor é simples, mas definitivamente, não é fácil. O trabalho é diário e muito mais difícil, afinal, você não tem um patrão lhe dizendo o que fazer e quando fazer. A boa notícia é que você pode definir suas próprias metas e determinar em quanto tempo vai alcançá-las. Apelidamos de sistema da “Meritocracia”.
O distribuidor independente no Marketing Multinível, necessariamente, precisa assumir responsabilidades com suas metas pessoais e com sua organização (alguma semelhança com um emprego tradicional?). Trabalhar diariamente, estudar nas horas livres, participar dos eventos de capacitação da empresa... tudo isso faz parte da vida de um distribuidor independente (mais alguma semelhança com um emprego tradicional?).
Em geral, também não é uma forma rápida para ganhar muito dinheiro. A solidificação do negócio pode ser mais rápida que a de uma empresa tradicional. Entretanto essa solidificação depende do quanto o empreendedor está realmente comprometido com o sucesso das pessoas que ele patrocina e com o seu próprio sucesso. Apesar de algumas exceções de crescimento ultra rápido, a construção de uma organização sólida, com empreendedores comprometidos em desenvolver seus próprios negócios pode levar anos e, frequentemente, décadas.
Um número razoável de empreendedores vai viver exclusivamente da renda gerada por seu negócio (há na ABEVD várias notícias sobre a venda direta como única fonte de renda de muita gente), mas a grande maioria vai ficar apenas com uma renda extra por mês. É perfeitamente possível ganhar algumas dezenas de reais de lucro líquido logo no primeiro mês de atividade. Para isso o novo empreendedor vai vender produtos.
Neste ponto, queremos chamar a atenção do leitor para o fato de que um negócio em multinível requer tanta dedicação e persistência como outro negócio qualquer. O que torna os empreendimentos em multinível atrativos para quem pesquisa e decide iniciar, no nosso entendimento pessoal, são os seguintes fatores:
- facilidade para entrar: qualquer pessoa, independente de sua formação pode se tornar um distribuidor independente;
- baixo investimento: o custo do cadastro inicial nas principais empresas não ultrapassa R$150,00. No geral, com mais R$500,00 (quinhentos reais) já é possível ter um pequeno estoque para atender a alguns clientes;
- risco mínimo: o risco é equivalente ao seu investimento. Se você soube escolher bem os produtos para trabalhar e não fez nenhuma venda poderá simplesmente consumi-los, o que elimina o prejuízo.
- custos fixos baixos: não requer espaço físico; qualquer telefone serve (inclusive o orelhão da esquina), basta que você tenha um pré-pago para ser encontrado por seus clientes e parceiros no negócio.
- possibilidade real de alcançar sua independência financeira: leva tempo, dá trabalho, muitas vezes é frustrante, mas é possível.
Vivemos em um mundo onde todos gostariam de ter uma fonte de renda extra sem ter que fazer nada a mais para recebê-la - inclusive nós! - mas, a verdade é que essa fonte NÃO EXISTE.
O sistema é atrativo e funciona há mais de meio século. Ainda é pouco compreendido, mas está se configurando como uma tendência. Milhares de empresas ao redor do mundo operam com este sistema de distribuição.
O que podemos dizer, mais uma vez, para quem deseja iniciar seu negócio, é que procure dentre as várias empresas afiliadas à ABEVD, aquela que oferece produtos que você e as pessoas que você conhece gostariam de consumir diariamente. Produtos que requeiram reposição com maior frequência são os que devem estar no topo da sua lista. Pesquise, avalie a empresa e o seu futuro patrocinador. Seu tempo de aprendizado é potencializado quando você acerta nestas duas escolhas: empresa e patrocinador. Siga o sistema de treinamento da sua empresa. Se ela não tiver um, não entre. O ponto forte das empresas é sua capacidade de treinar e motivar seus empreendedores.
Ah! Já íamos nos esquecendo... Cuidado com as histórias de fracassos dos filhos da irmã do amigo da cunhada da vizinha. Em venda direta e Marketing Multinível existe muita desistência, pouca persistência, e principalmente, muita desinformação. O que queremos dizer com isso é que as pessoas fracassam nas suas escolhas e/ou não trabalharam o quanto deveriam. Não administram seu capital: gastam todo o dinheiro da venda dos produtos e se esquecem que precisam reinvestir no negócio para que ele continue. Muitas querem resultados imediatos e não esperam o tempo de aprendizado e construção do negócio. Atenha-se aos fatos. Leia bons livros. Busque informações das instituições que regulamentam a atividade. Faça seu trabalho diariamente com dedicação e persistência e verá os resultados.
Marketing Multinível requer dedicação, estudo, trabalho diário e muita persistência. É preciso ter o tempo do aprendizado (alfabetização e ensino médio) e o tempo do aperfeiçoamento (faculdade e trabalho diário). É assim na vida. É assim no multinível: estudar, trabalhar e... só depois ganhar dinheiro. Afinal, dinheiro antes do estudo e do trabalho, só no dicionário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.