sábado, 2 de julho de 2011

Venda direta: modelo de negócio social

A venda direta é o negócio de rede social original. Muito antes sabermos que é um computador, as pessoas estavam se reunindo para socializar e fazer compras. 
vantagens do modelo
Se uma empresa está trabalhando em um mercado maduro ou em um mercado emergente, o modelo de venda direta tem muitas vantagens. Em mercados maduros, a infraestrutura existente e a saturação de alta tecnologia tornam a interação com clientes extremamente fácil.
Avanços em dispositivos móveis e aplicativos, bem como em ferramentas de mídia social, simplesmente aumentam o alcance deste modelo socialmente orientado. 
Amigos e familiares distantes agora são facilmente incluídos em um círculo de relacionamentos, além de novos amigos em todo o país com interesses comuns.
Em um mercado emergente como a China, vendedores  trabalham diretamente com amigos e familiares para alavancar seus negócios pessoais fazem voltar o tempo. O modelo de venda direta tem mais de 150 anos de idade e nunca precisou de tecnologia para ser bem sucedido.
Uma rede de relacionamentos e um bom produto é tudo o que é necessário. Além disso, as conexões sociais colocam as empresas muito à frente dos concorrentes que por não colocar produtos nas prateleiras são empurrados para a obscuridade. E os concorrentes não têm uma linha constante e direta com seus  clientes para avaliar a demanda e obter feedback.
Produtos e serviços prestados diretamente aos clientes através de apresentações personalizadas que muitas vezes são educativas, divertidas e certamente sociais permitiram a venda direta prosperar durante décadas, mesmo através de recessões, incluindo a mais recente (2008). O efeito tem, não importa a categoria que as empresas de vendas diretas representam, praticamente todos os bens e serviços que os clientes querem e precisam. A lista Global 100 da Direct Salling News das principais receitas de empresas de vendas diretas do mundo representa 66.000 bilhões de dólares de receita em 2010, prova de que este modelo de negócio social tem poder econômico.
Os produtos e serviços vendidos por estas empresas variam em diversas categorias, tais como cosméticos, serviços de planejamento financeiro, a melhoria do lar,  decoração e soluções, serviços energia, de cuidados pessoais, saúde e bem-estar, vestuário e acessórios, serviços jurídicos e vinhos finos. Cada empresa na lista de tinha de ter atingido US$ 80 milhões em receita no ano de 2010 apenas para ser listado.
Analistas têm notado algumas das vantagens da venda direta.
(...)
O modelo de venda direta é uma grande arma, disse ele, notando que poderia ser a melhor maneira de vender mercadorias no terceiro mundo.

Fonte: http://www.directsellingnews.com/WSJ-DSN/Wall%20St%20Journal_preview.pdf Tradução do Google. A íntegra do texto pode ser encontrada no link acima. Tem uma tradução melhor? encontramos@gmail.com
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